CASAIS SWING – Programa “Em reportagem”, RTP1, 30 Janeiro de 2008


 

 

Transmitiu a RTP1 em 30 de Janeiro de 2008, pelas 23:25 (a seguir ao horário nobre), no programa “Em reportagem”, uma peça intitulada “Os casais swing”, aliás já anunciada em dias anteriores.

 

Tratou-se, claramente, de publicidade e incitamento a uma forma de promiscuidade sexual, que não deixa de o ser apenas porque é feita de comum acordo entre os parceiros.

 

Assim sendo, estranha-se e repudia-se que a RTP, empresa estatal prestadora de serviço público, não compreenda que o fomento da promiscuidade sexual, em qualquer das formas em que possa apresentar-se, contraria, no mínimo, as preocupações que frequentemente exibe sobre a disseminação das doenças sexualmente transmissíveis.

 

Porque não nos parece curial nem aceitável que a RTP, como empresa do Estado, não cuide de evitar questões desta natureza apresentamos, enquanto órgão da Sociedade Civil, o nosso veemente protesto.

 

Acresce dizer que o número de reclamações que foram recebidas nas últimas horas respaldam a posição que a ACMedia entende assumir sobre este caso e que o teor dessas várias reclamações não só complementam o fundamento do protesto como adicionam ainda outros factores que põem em realce o incumprimento do Estatuto a que a Televisão Pública está vinculada.

 

Lisboa, 1 de Fevereiro de 2008

 

Nuno von Amann de Campos

Presidente da ACMedia